sábado, 9 de abril de 2011

Apresentação:

  Somos três brasileiras, cariocas, apaixonadas pela língua e pela cultura galegas.
  Nos conhecemos no curso de extensão de galego na Universidade Federal Fluminense (UFF) no ano de 2008. A partir de então, resolvemos postular a bolsa de estudos para o “curso de verán de lingua e cultura galegas para estranxeiros " que ocorreu no mesmo ano.
  Após um mês inteiro de imersão na língua e na cultura deste povo, voltamos ao nosso país absolutamente encantadas com tudo que vimos, ouvimos e vivemos na estada na Galiza. Dispostas a difundir a cultura galega, desde então, não medimos esforços para continuar estudando, divulgando e participando de trabalhos e congressos que promovam essa cultura tão rica e pouco conhecida por estas terras.
   A potencialidade cultural e espiritual do Caminho de Santiago no imaginário coletivo deve ser explorada. Nossa ideia é associar, em um experimento de vivência in loco, o reencontro de três civilizações irmãs: a brasileira, a galega e a portuguesa, cuja origem ibérica medieval comum, deve ser retomada. Esta mesma raiz deixou marcas relevantes em cada um destes povos e isto nos dá possibilidade de laços produtivos, para todos, no mundo atual.
  A retomada desta ligação entre os povos acima citados, no mundo contemporâneo – individualista e extremamente comercial –, em um mergulho em valores espirituais, que a peregrinação promete fazer emergir a cada um que se propõe a realizá-lo, pode apontar uma integração mais rica entre eles e um futuro cultural em comum. O caminho português, documentado por três brasileiras que pisam novamente o centro galego de Compostela, é o lugar que acreditamos ser perfeito para este novo olhar de três culturas maravilhosas. Uma análise da conexão de povos com a mesma origem e que, além da proximidade linguística, também possuem características em diversos níveis – do musical ao religioso – que permitem um futuro de maior afinidade e colaboração mútua. Buscamos contribuir para a reafirmação da língua galega e para a inserção da Galiza em uma comunidade da qual já deveria fazer parte: a dos países lusófonos.
   Em 2010, surgiu a ideia de elaborarmos um projeto que englobasse, do ponto de vista mais completo possível, as culturas brasileira, portuguesa e galega, tentando demarcar  semelhanças e diferenças entre as mesmas. 

ESTE BLOG É SOBRE ISTO!


5 comentários:

  1. amei a ideia! estou morando na galicia ha 3 meses e cada dia mais apaixonada pela gente, pela lingua, pelo verde. Se puder ajudar em alguma coisa, qualquer coisa, eh so falar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Terpsichore, obrigada pela visita e comentário. Adoramos que tenhas gostado da nossa ideia. Este foi apenas um post inicial, aguarde mais fotos e novidades!
    A Galiza é mesmo apaixonante... concordamos contigo!
    Obrigada também pela oferta de ajuda. Estaremos em terras galegas no dia 04/07...quem sabe não nos esbarramos por lá?

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo lindo trabalho! Espero poder adquirar mais informacoes sobre essa lingua maravilhosa que eh o galego com voces. Estou pensando em estudar o galego e achei o blog simplesmente FANTASTICO. A idea de estudar uma lingua em um todo eh 10, pois para realmente conhecer-mos uma lingua precisamos vivencia-la em um todo. Linguistica, religiao, cultura... As vezes ate mesmo culinaria. Mais uma vez, parabens!

    ResponderExcluir
  4. G, muito obrigada pelo seu comentário.
    Culinária para vivenciar bem qualquer cultura é fundamental! Quando for à Galiza, recomendamos Pulpo á Feira e Licor Café!
    E se quiser começar o estudo da Língua Galega aqui vai uma ótima oportunidade:

    UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    (NÚCLEO DE ESTUDOS GALEGOS}
    CURSO DE EXTENSÃO: LÍNGUA E CULTURA GALEGA HOJE
    PROF. XOÁN CARLOS LAGARES DIEZ (UFF)
    DE 28/04/11 A 30/06/11 - QUINTAS-FEIRAS – 14h 16h - INSCRIÇÕES GRATUITAS - SALA 216 – BLOCO C - CAMPUS DO GRAGOATÁ - TEL. 2629-2565 / NUEGUFF@VM.UFF.BR
    (SERÃO FORNECIDOS CERTIFICADOS)

    ResponderExcluir
  5. Aí, Joe! Arrebentou. Arrasa nos estudos da cultura galega, heim! Vai fundo, mergulha de cabeça. Achei legal a história de Tiago, manda outras aí pra a galera curtir. O galego, uma vez ibérico, não tem como deixar de ser interessante. E não esquece de quebrar tudo lá em Santiago!
    Beijos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir